FGC

24/04/2020

TRANSPORTE PÚBLICO x BICICLETA

Apesar da principal recomendação das autoridades ser evitar sair de casa durante a pandemia de coronavírus, a verdade é que não fazer nenhum tipo de deslocamento é quase impossível. Afinal, muitas pessoas ainda precisam trabalhar e praticamente todos precisam fazer deslocamentos para comprar alimentos ou medicamentos. Neste caso, a bicicleta passa a ser uma ótima opção de transporte, principalmente por evitar a aglomeração e o risco de contágio ligado ao transporte público.

Na história, não é a primeira vez que as pessoas vêem a solução de uma crise na bicicleta. Em Londres, Paris, São Paulo, Colômbia: cada cidade tem seus dias épicos em que as bicicletas aliviaram o sistema de transporte quando ele não podia dar conta. Situações como a de pandemia atual mostram como o transporte público é vulnerável e como a bicicleta é um poderoso meio de locomoção.

Não queremos dizer que a bicicleta substitui totalmente qualquer tipo de transporte público urbano, mas que a bicicleta precisa fazer parte desse sistema em todas as circunstâncias, porque mesmo que seja negligenciada no dia a dia, quando chega a crise ela está lá cumprindo seu papel.

LEMBRE-SE:

A recomendação é ficar em casa, evitando o uso recreacional e esportivo por enquanto. Caso você precise se deslocar, a bicicleta é uma opção melhor do que transportes públicos, pois permite o distanciamento social e o menor contato em superfícies.