BMX Freestyle

25/09/2019

AS MANOBRAS MAIS CRIATIVAS

Você já viu lugares urbanos e até mesmo piscinas vazias sendo usadas por ciclistas? Estamos falando do BMX Freestyle, forma semelhante ao que acontece com o skate de rua. A prática da modalidade vem ganhando visibilidade nos últimos tempos e já está entre os esportes que mais cresce no mundo, em número de participantes.

Também chamado de estilo livre, possui suas próprias modalidades (flatland, dirt jump, street, vertical, bowl mini rampa, park), que são diferenciadas pelo local e a forma de como são executadas.

O BMX Freestyle é o esporte onde o indivíduo faz diversos tipos de manobras, e o tempo que ele utiliza não é tão importante, mas sim a dificuldade das manobras. Diferente de outras modalidades, onde vence quem chega primeiro, como o ciclismo de estrada, por exemplo, o atleta do Freestyle é avaliado de outra forma. Conforme explica o Diretor Técnico da Federação Gaúcha de Ciclismo, Fabiano Garcia, a avaliação ocorre basicamente pela segurança na execução, criatividade, consistência, dificuldade e fluidez nas manobras.

Além disso, as bicicletas BMX possuem uma armação mais forte e pesada, atendendo às necessidades da prática, com muitas acrobacias, e resistindo aos fortes impactos.

Foto: Gabi Jacobs