FGC

19/09/2019

ESPORTE SEM DOPAGEM

A dopagem (doping em inglês) é popularmente conhecida como a utilização de substâncias ou métodos proibidos, capazes de promover alterações físicas e/ou psíquicas que melhoram artificialmente o desempenho esportivo de atletas.

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) defende que dopagem é fraude e contraria o sentido de justiça e ética do Esporte. Com base nisso, é fundamental conhecer quais as substâncias e os métodos proibidos.

 

CONSEQUÊNCIA DO USO

Essa utilização pode ocasionar sérios riscos para a saúde do atleta, inclusive o de vida. Muitas vezes a frequência de uso ou as elevadas doses de medicamentos utilizados em práticas de Dopagem são extremamente perigosas porque diferem totalmente daquelas adotadas para fins terapêuticos.

 

ANTIDOPING NOS CAMPEONATOS

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), responsável pela fiscalização de doping, tem acesso ao calendário anual de todas as competições, podendo assim, solicitar exames em qualquer modalidade e etapa do Campeonato Gaúcho.

 

POR QUAIS ENTIDADES OS ATLETAS PODEM SER NOTIFICADOS?

Agência Mundial Antidopagem, ABCD, Comitê Organizador do Evento, Comitê Olímpico Internacional, Comitê Paralímpico Internacional, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Confederação Nacional ou Federação Internacional de qualquer modalidade esportiva.

 

Saiba também como é feito o controle

E ainda as dúvidas mais frequentes sobre o tema