FGC

26/07/2019

5 DICAS PARA PEDALAR NO FRIO

Quando a temperatura começa a baixar, você é daqueles que guarda a bike e espera o calor voltar para ir às ruas? O clima gelado desanima, porém, há boas maneiras de amenizar as influências do tempo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você curtir sua pedalada ao máximo, mesmo quando a temperatura estiver baixa.

  1. Camadas de roupa: Além de te manter quente, usar várias camadas de roupa vai ajudar você a controlar a temperatura. O ideal, é utilizar ao menos três camadas: a base, feita de tecido respirável, a intermediaria, uma camiseta normal, e a cobertura, uma jaqueta ou corta-vento.
  2. Corta-vento: Com a alta velocidade das bicicletas, e mesmo usando muitas roupas, você acaba perdendo calor para o ambiente. Por isso, é recomendado uma jaqueta ou colete corta-vento. Além de leves e compactos, podendo ser colocadas no bolso, o corta-vento protege seu corpo contra o frio.
  1. Alimentação: Além da energia gasta para pedalar, em tempos frios nosso corpo acaba trabalhando para manter a temperatura e assim gasta mais energia, que precisa ser reposta. Por isso, durante a atividade física leve mais alimentos do que você costuma comer em épocas de temperaturas normais, assim você garante o suporte de energia durante toda a pedalada.
  1. Hidratação: Comparado ao verão, no inverno você vai precisar de menos água, porém isso não significa que você pode descuidar da ingestão de líquidos. Por isso, é importante ingerir ao menos uma garrafinha por hora de pedal. Um bom medidor é a cor da sua urina. Se ela estiver amarela de mais, é preciso aumentar a ingestão de líquidos.
  1. Aquecimento: Em tempos de baixas temperaturas, a possibilidade de lesões aumenta. Então, antes de iniciar seu pedal aqueça bem o corpo inteiro. Comece com marchas menos pesadas e em ritmo mais leve, depois vá alternando com marchas mais intensas. Ao final do exercício, “desaquecer” também é importante. O interessante é ir desacelerando, com ritmo mais lento e marchas mais leves, 15 a 20 minutos antes de parar.