BMX Racing

12/07/2019

ENSINANDO FUTUROS CAMPEÕES

“Vejo a criança fazendo esporte. Melhora a saúde, a psicomotricidade, o condicionamento físico, além de ser importante pela brincadeira”, explica o professor Rafael Leites. Desde fevereiro, a Escolinha de BMX busca incentivar e incluir a prática do ciclismo entre a nova geração. Atualmente, 16 alunos estão matriculados.

Com apenas 3 anos de idade, o pequeno Jorge Leonardo Santos é o mais novo do grupo. Deixando as rodinhas de lado a pouco tempo, os pais descobriram o projeto e decidiram colocar o filho, que hoje inclusive compete. “É um esporte importante para saúde e para mente. E treinando desde pequeno ele tem grande chance de ser um profissional”, conta o pai Felix Leonardo Backes Santos, de 31 anos. Além disso, o contato reaproximou Felix do esporte. “Quando era criança eu também praticava, e agora, graças a ele, estou voltando ao ciclismo”, destaca.

 

Jorge é o mais novo do grupo

 

Com a jovem Julia Grasel, de 12 anos, a história se repete em partes. O gosto por pedalar sempre esteve presente. “A gente passou por acaso quando estava acontecendo um campeonato, então ela viu aquilo e queria participar”, relata a mãe Cristiana Dutra, de 39 anos. Uma das poucas meninas do grupo, a ciclista tem o incentivo da família. “Hoje em dia os jovens só querem saber de internet, ficar em casa, acomodado, então quando estão em atividade física, fazendo uma coisa boa, num meio bom, a gente precisa incentivar”, afirma Cristiana.

 

Julia faz parte de Escolinha desde abril

 

“Desde a década de 80 Santa Cruz sempre foi uma potência no estado, em termos de Bicicross. Mas de um tempo para cá, em função de estarmos sem pista, o esporte ficou meio adormecido. A escolinha está fazendo o papel de acordar a cidade para isso e de conseguir novos talentos para o Bicicross”, destaca Douglas Faccin.

 

OS TREINOS

Técnicas de largadas, de curvas, de saltos, como pedalar em pé na bike, entre outras questões, além de dicas de equipamentos são ensinadas durante os treinos.

A bicicleta, bem como os demais equipamentos, são por conta do praticante. Capacete, luva, manga e calça comprida, tênis fechado, são importantes formas de segurança que o professor indica para uso durante os treinos.

As aulas ocorrem na Pista de BMX do Parque da Oktoberfest, todas as quartas-feiras, das 19 às 20 horas, e nos sábados das 09 às 10 horas.

 

COMO PARTICIPAR

Para quem tiver curiosidade ou interesse em inscrever novos ciclistas na Escolinha pode comparecer à pista de BMX e acompanhar uma aula, ou então entrar em contato através do WhatsApp (99637-6654). O valor mensal é de R$ 30,00.

 

ACOMPANHE UM POUCO DO TREINO

 

 

“Com a escolinha entrando em ação tiramos as crianças da zona de conforto, trazendo elas para um esporte saudável”, finaliza Rafael Leites.